Estado de Alerta
- Anderson Lima
- 4 de dez. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 24 de dez. de 2024
Se você ainda não sabe o que é o Estado de Alerta e como ele pode te ajudar a aprender uma nova língua, especificamente falando o inglês, você precisa ler esse conteúdo para ontem!

Você já teve a experiência de começar a pesquisar um carro, seja para comprar ou alugar, e aí em seguida você sai na rua e... só começa a ver aquele carro?
Ou mesmo quando você está assistindo uma série que está gostando muito e de repente todo mundo começa a falar sobre ela.
Se você já passou por isso ou algo parecido, você experienciou a Seletividade de atenção.
Não percebemos isso em nossa rotina, mas só como um exemplo prático, seu cérebro ignora todos os dias o seu nariz em sua visão, mas bastou você ler isso agora ele é perceptível.
Ou mesmo quando estamos em um restaurante cheio de barulho, mas ao iniciar um bate-papo interessante temos a impressão de não ouvir mais nada ao nosso redor...
A seletividade de atenção refere-se à capacidade do cérebro humano de focalizar a atenção em determinados estímulos ou informações intuitivamente, ao mesmo tempo, em que ignora ou minimiza outros.
A sua atenção se concentra no objetivo central e ignora o restante.
Cientificamente falando, O Sistema Reticular Ativador Ascendente (SRAA) é uma rede de neurônios localizada no tronco encefálico que desempenha um papel fundamental na regulação da vigília, atenção e estado de alerta.
E como isso pode te ajudar a aprender o inglês?
Quando se domina aspectos como, por exemplo, o Connected Speech, algo ensinado em nosso curso A.R.D.C ou mesmo aspectos da pronúncia, ensinado em nosso curso master pronunciation, a seletividade de atenção fica ligada em força máxima a esses detalhes do idioma.
E o grande segredo é que esses aspectos são como grandes portais para fluência.
Portanto, deixar seu estado de alerta ligado para esses aspectos com certeza vai acelerar sua fluência e economizar bons anos de estudo na língua.
Só de começar a estudar o inglês, naturalmente você estará com esse mecanismo mais ativo, principalmente ao ouvir uma música ou assistindo um filme legendado.
Quando se domina os aspectos mencionados acima, isso se potencializa em escalas inimagináveis.
Portanto, intuitivamente você vai reparar mais nas palavras, expressões ou sotaques que estão sendo ditos.
Entretanto, quando você tem um direcionamento específico, existe uma chance de você potencializar isso e acelerar cada vez mais seu avanço no idioma.
Só não faz milagre, ta?
De nada adianta você ter essa informação privilegiada se você não se expõe ao idioma.
Tenha em mente que a exposição, de forma inteligente, é a fórmula mais comum entre pessoas que tiveram sucesso na língua.
Se você não consegue ter tanta exposição no idioma, talvez nosso conteúdo sobre o Smart Pack possa ajudar você encontrar bons mindsets para desenvolver o idioma.
Comentários